Arte em tecidos

Patchwork
Costura Criativa
Design

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Máquina de costura

 Os vários tipos de máquinas de costura.

A máquina de costura é um elemento de grande utilidade nas artes manuais. Poupa tempo e facilita o trabalho.Na atualidade existem máquinas de costuras com tecnologias avançadíssimas, mas não foi sempre assim,as antigas máquinas de costura não tinham motor,nem mesmo o ponto de zig-zag para arremates. Hoje em dia dispomos de recursos tecnológicos, que permitem bordar, casear pregar botões e arrematar. Atualmente, já existe máquinas que não precisam de pedal para acionar o motor, basta apertar um botão e para cortar a linha apertar outro botão, até enfiar linha na agulha ela fazem sozinhas, porém é preciso valorizar as suas antecessoras, que tanto ajudaram no passado  e inspiraram tantas inovações.












Máquinas de costura antigas    ( imagens da internet) 


Quem já possui máquina de costura talvez ache desnecessário esse artigo, tratando do assunto de modo geral, mas quem não possui, e deseja adquiri-la, gostará  de saber quais são as suas características e as utilidades dos vários tipos de máquinas de costura e poder distinguir, por exemplo, uma máquina de costura comum de uma de sistema automático.
A mais tradicional é a máquina de ponto comum , faz somente pontos retos, podendo também fazer bordados simples, seguindo risco traçado no tecido. Com aplicação de pedais especiais, há possibilidade de execução de acolchoados, rebatimentos e franzidos de tecidos. A máquina de costura de sistema simples, com pedal, pode ser transformada em máquina elétrica com a adaptação de um motor.
As máquinas de costura com sistema automático movimenta da esquerda para a direita e vice-versa fazendo o ponto zig-zag, faz também pontos de acabamentos: arremates, casas, aplicações e bordados simples de ponto cheio.
Há outro tipo de máquina super automático, além do movimento em ziguezague da agulha  esta máquina possui um sistema diferente que permite a execução de pontos especiais, feita por intermédio de discos, que permitem executar franzidos, arabescos e muitos outros pontos decorativos.

2 comentários:

  1. Oi Edileny...vim retribuir tua visita carinhosa e tbm já estou te seguindo...
    Achei lindo demais teu blog e amei as dicas pois estou começando a usar a máquina de costura e me atrapalho bastante...principalmente em relação aos moldes...mas acho que com o tempo vou aprendendo... rsrsrsrs...
    Bjs ♥
    Regi
    http://regiarts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Edileny. Amei este teu blog é simplesmente maravilhoso.Faço bordado a máquina. A máquina que eu uso é a
    Singer antiga igual a essa quarta aí acima.Gostei também das dicas são muito importantes para pessoas que estão iniciando. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e o seu comentário,um abraço...Edileny Gomes.