Arte em tecidos

Patchwork
Costura Criativa
Design

sábado, 7 de abril de 2012

Sashiko - Bordado japonês


Sashiko - Técnica tradicional japonesa de bordado à mão

Sashiko remonta na história a um tempo que não encontramos registros escritos e nem peças que os historiadores pudessem datar, portanto não se sabe exatamente em que época  essa técnica começou a ser utilizada, e qual etnia é responsável pela sua introdução. Acredita -se que ela se originou da necessidade de  fortalecer e remendar tecidos, para estender o uso do tecido e durar por mais tempo, prendia um tecido ao outro com pontos de quilt. Ao longo dos séculos, esse ofício rural evoluiu do simples uso doméstico para as mãos de artesões japoneses, aperfeiçoando a técnica antes chamada de Sachikó, hoje tornou-se uma forma popular de enfeite para mantas, roupas e acessórios, muito praticada e divulgada no mundo inteiro.
Se você estiver interessado em saber mais sobre essa técnica existem livros sobre ela, em especial o livro Sourcebook Sachikó the ultimate.tem uma seção extensa sobre a história do Sachikó.

Sackikó é simples,mas elegante.
Sachikó é atemporal.
Sachikó pode parecer difícil, mas é rápido e fácil de fazer.
Siga os modelos , transferindo os riscos usados para a técnica em um tecido encorpado, faça pequenos pontos de quilt, e você estará a caminho de  fazer parte dessa história , produzindo belas peças de decoração, utilidade ou vestuário.

Veja alguns modelos da coleção de projetos de Cherry Blosson

 Projetos para fazer com bordados em Sashiko

 


                                      Livros sobre a história e padrões em Sashiko



Sachikó - Inspirações japonesas
 por SUSAN BRISCOE

Dê um toque de Oriente para decoração da casa  com este método japonês de costura decorativa, criando diferentes padrões no tecido , vários projetos para aperfeiçoamento da técnica. Um livro inspirador com muitas ideias modernas. Em inglês.



The Ultimate Sashiko Sourcebook
por Susan Briscoe

Este livro explora a fascinante história do bordado sashiko, traz instruções sobre a arte da técnica. Mais de 100 padrões diferentes, muito fáceis de fazer, um dos livros mais procurados sobre o assunto, repleto de informações, instruções e idéias criativas.Em inglês. ( Eu também quero um, Edileny Gomes)


Sensational Sashiko
Applique japonês e quilting à máquina
por Sharon Pederson

Se você deseja criar projetos em Sashiko à máquina, este é o livro ideal.Completo com várias páginas de instruções, desenhos e padrões tradicionais em sachikó e brasões de família japonesas, colchas modernas com o uso da técnica. Quilt à máquina, um bloco por vez, com resultados surpreendentes. Em Inglês.



Japanese Quilt Blocks
por Susan Briscoe

As possibilidades são infinitas com este recurso  de quilter  , o livro oferece mais de 125 inspirações para patchwork, apliques e desenhos Sachikó. Quilting japonês moderno combina técnicas orientais e ocidentais para criar colchas de muito estilo e beleza.






Pequeno Sachikó ( Japonês)

Este pequeno e maravilhoso livro tem ideias de projetos e desenhos Sachikó, com fotos e  passo a passo ilustrativo.48 páginas


Estou encantada com essa arte, vou aproveitar as sugestões e começar um projeto em Sachikó, com um jeitinho brasileiro é claro. Edileny Gomes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário,um abraço...Edileny Gomes.